Buscar
  • Dra. Ana

TRANSTORNOS ALIMENTARES (TA)

São tipos de Transtornos Alimentares: Anorexia nervosa, Bulimia, Transtorno de Compulsão Alimentar e Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo.

Como identificar os adolescentes com TA?

Ficando atentos aos sinais e sintomas como: culpa ao se alimentar, preocupação excessiva com as calorias ingeridas, uso abusivo de laxantes, se exercitar de forma compulsiva, provocar vômitos, diminuição súbita de peso, ganho ponderal excessivo, percepção irreal em relação ao próprio peso e imagem corporal, desnutrição, entre outros.


As complicações dos TA podem ser diversas e até levar a morte em casos graves.


A gravidade dos TA vem sendo relatada pela literatura médica desde a descrição do primeiro caso de Anorexia Nervosa em 1691.

Os TA iniciam-se preferencialmente na adolescência e estão presentes em todas as raças, etnias, sexos e classes sociais.

Em dezembro de 2020 foi publicado no periódico JAMA Network Open sobre alguns fatores preditivos no início da adolescência que podem indicar o surgimento de comportamentos alimentares desordenados, possibilitando a prevenção e intervenção precoce.

Entre estes fatores estão altos índices de massa corporal, ansiedade, depressão, autoagressão deliberada, problemas de conduta, uso abusivo de álcool e drogas, baixa afabilidade e instabilidade emocional.

Durante a pandemia, com as mudanças súbitas das atividades escolares e sociais dos adolescentes, estudos mostram aumento dos TA. As campanhas nas redes sociais contra o ganho ponderal durante o isolamento social da covid-19 e a forte propaganda pelos influenciadores digitais de uma imagem corporal magra, provavelmente contribuíram para estes aumentos.

É importantíssimo BUSCAR AJUDA IMEDIATAMENTE diante dos TA.


São fundamentais a assistência médica e a intervenção nutricional, e se possível, acompanhar com uma equipe multidisciplinar com treinamento em TA.





26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo