Buscar
  • Dra. Ana

Rotinas sem Estresse!

Hábitos de vida saudáveis e seus benefícios sobre a saúde é um fato unanime na ciência e no senso comum. As rotinas como alimentação saudável, práticas de atividades físicas, dormir bem, evitar álcool e tabaco, diminuir o estresse etc., são constantemente orientadas por profissionais de diferentes especialidades e replicado pelos meios de comunicação.


Por que uma grande maioria das pessoas acham difícil de seguir estas rotinas? Por inúmeros fatores. Um exemplo, são as obrigações diárias como trabalho, estudos e cuidados com a família, que demandam esforço e organização. No tempo livre, muitas vezes falta a energia para lidar com atividades extras e projetos, mesmo tendo a consciência de seus benefícios.

O sentimento de culpa e de frustração do não cumprimento destas rotinas saudáveis interferem na saúde mental, especialmente em tempos de pandemia, onde seguir quaisquer rotinas se tornou um desafio.


Seguem 5 Dicas para seguir rotinas sem Estresse, Culpa e Frustração:


Primeiro passo: Avalie o desejo real de seguir rotinas saudáveis e de realizar mudanças necessárias em hábitos existentes prejudiciais à saúde. Se não há desejo, não há mudança. Pare aqui e não vá ao próximo passo sem executar este primeiro.


Segundo passo: Não faça projetos mirabolantes que são difíceis de serem colocados em prática. Planeje algo pequeno, simples e poucas vezes durante a semana. Vai aumentando gradativamente. O sucesso desta fase, será um estímulo para continuar neste processo


Terceiro passo: Compartilhe seus projetos com amigos, familiares e vizinhos. A parceria sempre funciona melhor do que sozinho. O estímulo social é fundamental para dividir alegrias e desânimos.


Quarto passo: Mensurar resultados. Se positivo, manter os planos. Se notar evolução pequena ou insatisfatória, reveja onde precisa melhorar.


Quinto passo: Não se boicote, achando que você não é capaz de mudar. Se não deu certo esta semana, se organize para a próxima, até conseguir. O importante é nunca desanimar!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo