Buscar
  • Dra. Ana

COVID-19 e ANOSMIA

COVID-19:


O Responsável de tirar o cheiro e o sabor da vida! Um sintoma comum e característico de infecção pelo SARS-CoV-2 é a anosmia. Anosmia significa perda do olfato, que é o sentido responsável pelos “cheiros”.

Nos dias atuais, mais de 90% das perdas súbitas de olfato, ocorrem devido ao covid-19.

Metade destas pessoas recuperam seus sentidos em menos de 30 dias, mas em alguns casos, a perda do olfato e do paladar pode se tornar persistente, variando de semanas a meses, trazendo um grande impacto na saúde física e mental destes indivíduos.


Como esta perda pode trazer prejuízo na saúde mental?

Resposta: o olfato e o paladar fazem parte do bem-estar emocional e social.

A perda destes sentidos, pode gerar preocupação sobre seus odores pessoais e corporais, além de tirar o prazer de estar entre a família e os amigos.

O comprometimento do paladar geralmente é mais brando do que o olfato, permitindo que os pacientes consigam diferenciar entre o doce, salgado e amargo. Porém sem o olfato para sentir o cheiro dos alimentos, muitos relatam ter falta de prazer durante a refeição, causando altos níveis de ansiedade e depressão


Como lidar com estas perdas?


Iniciar o mais precoce possível o treinamento olfatório, usando rosa, limão, eucalipto e cravo, que têm cheiro forte e representam os diversos tipos de odor.

A boa notícia é que no período de 6 meses, a maioria recupera seus sentidos e consequentemente seu bem-estar mental e social.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo