Buscar
  • Dra. Ana

O Impacto da Pandemia na Saúde Mental

Em 05/07/2020 publiquei um artigo nas redes sociais chamado “PANDEMIA DA INSANIDADE” onde menciono com preocupação, os impactos da pandemia na saúde mental, alertando as autoridades sobre a necessidade de implementação de programas e tratamentos psiquiátricos e psicológicos de fácil acesso para aqueles que apresentassem algum grau de sofrimento psíquico desencadeado pelo COVID-19.


E recentemente um estudo publicado pelo Lancet Psychiatry¹ avaliou a saúde cerebral de mais de 200.000 pessoas que sobreviveram ao covid-19, mostrando que estes sobreviventes, enfrentam um alto risco de abrir um quadro de distúrbios psiquiátricos ou neurológicos nos primeiros seis meses após contrair a doença. Importante ressaltar que o estudo aponta que este risco é proporcional à gravidade dos sintomas da doença aguda.


Em um outro estudo publicado pelo Annals of Clinical and Translational Neurology² em março deste ano, mostrou que, as queixas mais comuns entre os participantes foram: disfunção cognitiva, cefaleia, fadiga, depressão, ansiedade, insônia entre outras.


Novas pesquisas certamente surgirão pela necessidade de identificar como o vírus SARS-COV-2 compromete tão seriamente a mente e o cérebro.


Os resultado destes estudos confirmam as previsões descritas no meu artigo.


Faz-se necessário ficarmos atentos a estes dados lembrando que, apesar de haver uma tendência de melhora com o passar do tempo, ainda não é possível prever sobre a recuperação total destes sintomas.


Por isto novamente quero fazer um alerta as nossas autoridades: preparem os serviços de saúde para atender esta demanda a curto, médio e longo prazo.

Concluí meu primeiro meu artigo com a seguinte pergunta:

“E se não fizermos nada? Poderemos então, aguardar a próxima pandemia, que será a da insanidade.”


Ainda considero real esta previsão como descrevi há um ano. Esta semana, a revista Veja³ publicou sobre a piora da Saúde Mental dos jovens na pandemia. É a constatação do previsível, infelizmente.



¹Lancet Psychiatry. Publicado on-line em 06 de abril de 2021.Texto completo

²Ann Clin Transl Neurol. Publicado on-line em 23 de março de 2021. Texto completo

³ https://veja.abril.com.br/blog/coluna-claudio-lottenberg/saude-mental-dos-jovens-piorou-na-pandemia/


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo