Buscar
  • Dra. Ana

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA

Educação sexual não é sinônimo de sexo ou atividade sexual.

Engana-se quem acredita que esclarecer o adolescente sobre as questões da sexualidade, o induzirão à iniciação da prática sexual. É justamente o contrário. A informação sexual ajuda o adolescente a desenvolver responsabilidades na prevenção das DST/AIDS, a evitar uma gravidez indesejada e traz segurança para tomar suas próprias decisões.

Os índices acima da média mundial de gravidez na adolescência no Brasil, mostram a necessidade deste tema ser abordado como uma questão de saúde pública. A gravidez na adolescência, mesmo quando desejada, impacta a vida pessoal, acadêmica, social e familiar dos adolescentes.


O processo da educação sexual deve ser realizado de forma clara e objetiva, tirando dúvidas e esclarecendo sem tabus, as questões corporais ou emocionais do adolescente. É necessário respeitar a maturidade e o nível de compreensão de cada adolescente. Os profissionais de saúde assim como as famílias e as escolas têm papel fundamental no transmitir destas informações.


A precocidade da educação sexual possibilita que eles se defendam melhor e denunciem, sem medo, qualquer tipo de situação constrangedora ou abuso, especialmente quando ocorrer por parte de pessoas de seu círculo social.


Um pequeno recado aos pais:

Os pais que se sentirem desconfortáveis ou inseguros em relação a este tema, devem procurar ajuda.


A omissão ou a falta de clareza nas informações sexuais por parte dos pais, pode levar o adolescente a buscar fontes não confiáveis para respostas de suas incertezas e seus anseios, aprendendo falsos conceitos e valorizando opiniões contrárias aos seus valores familiares.


E em hipótese alguma, transfiram a responsabilidade da informação para as mídias sociais. Elas possuem alto poder de convencimento junto aos adolescentes e, muitas vezes, promovem erotizações precoces e criam falsas ilusões.


A educação sexual não é sermão! É promoção da informação, da autovalorização, do amor-próprio e de proteção. Nunca é tarde para começar!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo