Buscar
  • Dra. Ana

ENEM: PERSISTIR OU DESISTIR?

Atualizado: 11 de nov. de 2021

As provas estão chegando e as incertezas com elas. É importante conhecer e controlar algumas das emoções que podem interferir nos resultados desejados como ansiedade e o estresse. Apesar de ambas serem comum diante de situações de incertezas, a ansiedade e o estresse são diferentes assim como suas repercussões.


Ansiedade é uma reação normal, uma das nossas emoções, que surgem diante de situações que provocam medo, dúvidas e expectativas. Na presença de problemas no trabalho, diante de uma entrevista, realização de provas ou de uma escolha difícil, a ansiedade pode estar presente. E até ser benéfica. Por exemplo, ansiedade ajuda a perceber uma situação de perigo com melhora da atenção. A ansiedade nos prepara para enfrentar os desafios e favorece a adaptação às novas condições de vida. É inerente ao ser humano. Todos podemos sentir ansiedade especialmente em situações que exigem muito de nosso emocional.


O estresse é uma resposta biológica do organismo diante de uma situação ou estímulo. O estresse pode ser agudo ou crônico e evolui em 3 fases: alerta (estímulo), resistência (adaptação) e exaustão (adoecimento). Cursa com reações do tipo taquicardia (palpitação), dificuldades respiratórias, sudorese, boca seca, palidez, medo intenso, onicofagia (roer unhas), mastigar plástico, pontas de caneta, formigamento de mãos e pés, entre outros.


Num período como o Enem, que exige longo e exaustivo preparo, é normal se sentir emocionalmente sobrecarregado e ansioso, especialmente nos dias que antecederão a prova. O estresse, por outro lado, provoca repercussões no sono, no apetite, no humor, na vida social, acadêmica, familiar, profissional e pessoal. O estresse crônico pode interferir na memória e no aprendizado gerando prejuízos nos resultados escolares e até adoecimentos psíquicos.


Se a prova do Enem for responsável pela ansiedade, ao seu término, o indivíduo se sentirá melhor. Diferentemente do estresse crônico que poderá até se tornar parte da identidade da pessoa, e neste caso, é necessário buscar orientação profissional.


Seguem algumas dicas como lidar como estas sensações: “limpe sua mente”, relaxe ouvindo música ou aprendendo técnicas de relaxamento; faça alimentação saudável respeitando os intervalos entre as refeições e evite excesso de álcool e cafeína; durma bem; pratique atividade física diariamente, faça exercícios respiratórios de inspirar e expirar contando até 10 ou 20 se necessário; aceite que não se pode controlar tudo; dê boas gargalhadas; mantenha-se positivo; faça um diário sobre suas emoções e busque conversar com alguém.


O mais importante é NUNCA DESISTIR. NÃO PERMITA QUE O RECEIO DO FRACASSO IMPEÇA A REALIZAÇÃO DE SEUS SONHOS E PROJETOS. SÓ VENCE QUEM PERSISTE! *Baixe grátis o checklist do enem abaixo para ter algumas dicas úteis em mãos na véspera e no dia do Enem*

Checklist do Enem
.pdf
Download PDF • 1.39MB

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo